quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dia 24 de novembro

Como vocês já sabem, quarta-feira é o dia oficial de ir para a estrada.
Ontem, em especial, sai de Teixeira numa hora avançada porque uma resposta de São Mateus demorou a chegar. O relógio marcava 16:44hrs quando subi na moto após encher o tanque.
Como até então não tinha testado consumo e velocidade com o pneu 140, resolvi enrrolar o cabo.
Mesmo que a X não corra muito, quando sabemos que estamos próximo ao limite da moto, a tensão aumenta. Durante a viagem precisei usar bem o freio pois três motoristas de carro resolveram iniciar uma ultrapassagem sem olhar no retrovisor. Foi freio dianteiro e traseiro no talo e equilíbrio pra segurar a moto.. Estou me sentindo obrigado a comprar um escape pra acordar esses (censurado) e evitar alguns problemas como esse.
Quanto a velocidade, a moto perdeu um pouco de final. Com o pneu original  (130) era fácil chegar aos 130km/h e manter. Com o 140, chegar aos 130km/h dá mais trabalho e manter é praticamente impossível. Em geral, a velocidade mantida com o cabo enrrolado era de, aproximadamente, 125km/h. Pode não parecer muita coisa, mas qualquer aclive a moto perdia 10~15km de velocidade. Mas um pneu maior não trás só problema. Dá pra curvar com mais segurança. Nas curvas de Pedro Canário - ES, dá pra puxar a moto legal sem ela balançar. Devo registrar, porém, que essa pequena diferença não compensa. No trajeto que faço, curvas são poucas e o pneu original segura tranquilo mesmo com o cabo enrrolado.
O mapa abaixo mostra as curvas. Deixei sem o traçado do Google Maps porque ele não mostra exatamente as curvas. É só seguir a BR-101 que dá pra ver. Com um pouco de perícia, dá pra curvar com a X com o cabo enrrolado. =)


Visualizar Sem título em um mapa maior
Cheguei em São Mateus as 18:02 hrs mesmo com um tráfego considerável. Foram 1 hora e 18 minutos de Teixeira até São Mateus. Este não foi o meu melhor tempo (1:15hrs), mas foi o recorde de consumo da X.
Quando sai de Teixeira, o trip1 estava zerado. Cheguei em São Mateus e fui direto para o posto que sempre abasteço. Foram 148,1 quilômetros rodados e 8,96 litros de combustível consumidos. Isso significa um consumo de 16,51km/l!!! Isso mesmo, 16,51km/l!! Novo recorde! O anterior era de 17km/l.
Relacionando pneu 140 X combustível X velocidade, minha conclusão é que não vale apena colocar um pneu maior se não for por estética. Quanto ao consumo, perder 0,5km/l praticamente não faz diferença. Quanto a velocidade, no meu caso é ruim.


A volta pra casa, que aconteceu no mesmo dia, conto pra vocês em outro post.
Fui..

Nenhum comentário:

Postar um comentário